Sobre a CERCITOP

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

A CERCITOP,CRL

A CERCITOP,CRL constituída em 1999, é uma cooperativa multissectorial de responsabilidade limitada, que optou pelo ramo da Solidariedade Social do sector cooperativo como elemento de referência e desenvolve atividade na área da prestação de cuidados e apoio a qualquer pessoa com dependência ou incapacidade; sendo esta a nossa razão de existir.

Sentimos necessidade de dar este salto, não apenas para estarmos cada vez mais preparados para o futuro e para a velocidade a que as mudanças acontecem, mas sobretudo para que possamos cada vez mais nos voltarmos para o mundo empresarial de forma a apostar em negócios lucrativos, os quais possam compensar o défice criado pelo Estado no que respeita aos sectores da Segurança Social, da Saúde e da Educação, em que este paga abaixo do custo de funcionamento – criando assim graves dificuldades financeiras às organizações sem fins lucrativos, situação que se tem agravado imenso desde 2015.

O nosso principal objetivo é prestar cuidados de excelência a pessoas com qualquer tipo de dependência e abrangendo todas as faixas etárias. Queremos contribuir para que em poucos anos Portugal possa ter todas estas áreas cobertas até não existirem listas de espera, até não existirem pessoas a precisar de cuidados e a não os ter.

Para tal desenvolvemos projetos em parceria com diversos municípios e procuramos através de meios próprios e de verbas a fundo perdido (comunitárias ou do Estado português ou de entidades privadas) investir em mais e novos equipamentos sociais/saúde/outros que vão ao encontro das necessidades das populações.

Queremos igualmente com este apoio, direta e indiretamente, apoiar as famílias dos nossos utentes e dar-lhes uma melhor qualidade de vida. Sem nunca esquecer também os nossos profissionais a quem procuramos dar as melhores condições de trabalho possíveis e remunerar o melhor possível (apesar de nos últimos 7 anos ser cada vez mais difícil fruto de um aumento brutal de custos impostos pelo Estado e de uma receita proveniente do Estado praticamente inalterada) de forma a motivá-los para aquele que é um trabalho exigente do ponto de vista físico e emocional, cansativo e desgastante.

A CERCITOP,CRL é uma organização aberta, disponível para colaborar com todos e interessada em aceitar novos desafios. Entendemos que é através de parcerias conjuntas que se consegue fazer muito mais do que isoladamente. Somos uma entidade responsável, que também comete erros e os assume, pagamos os nossos impostos, procuramos cumprir sempre o quadro legal que nos regula apesar de por vezes discordarmos dele e queremos continuar a ser uma instituição de referência da sociedade portuguesa e continuar a merecer a confiança que as entidades públicas e privadas em nós depositam.

Ficamos alegres e sentimos orgulho quando nos elogiam. Por vezes fazem-nos críticas, umas vezes com razão, outras vezes não. Respondemos com o intuito de melhorar. Ficamos tristes quando por vezes dizem mal de nós sem razão, umas vezes por inveja, outras vezes como “passa culpas” da culpa de outros. Por isso é tão importante para nós que não nos julguem sem nos conhecerem e connosco tirarem todas as dúvidas que quiserem. Avaliem-nos e tirem as vossas próprias conclusões sem qualquer tipo de influência ou preconceito.

Somos da opinião que o país carece imenso de equipamentos sociais/saúde (novas vagas e melhoria de espaços físicos já existentes) e que o Estado Português deve investir mais nesta área, criando os mecanismos financeiros necessários para tal (nomeadamente através de fundos europeus) bem como criar um programa que permita a renovação da frota automóvel (imensamente envelhecida) das instituições sem fins lucrativos (e já agora do próprio Estado também). Deve ainda o Estado legislar melhor, atualizar legislação obsoleta, bem como ouvir a opinião do sector social e solidário que tem grande conhecimento e experiência nestas áreas. O Estado português deve igualmente pagar o valor justo do serviço que as organizações sem fins lucrativos prestam para que estas entidades não vivam com dificuldades financeiras permanentes e a serem obrigadas a praticar uma política de salários baixos.

Termino este texto de apresentação destacando o Profissionalismo, Respeito, Confiança, Humanismo e Empreendedorismo como os 5 valores pelos quais a CERCITOP,CRL se rege.

Desafiando uma leitura mais atenta deste website de forma a nos conhecer um pouco melhor mas, sobretudo, que nos venha conhecer pessoalmente pois a CERCITOP é uma organização totalmente aberta e transparente.

Obrigado a todos os que contribuíram para que a CERCITOP se tornasse naquilo que é hoje – uma organização respeitável, de confiança, que dá trabalho direto a quase 240 pessoas e apoia aproximadamente 1650 utentes.

José Bourdain