Notícias

Início da Obra – Novo Centro de Atividades Ocupacionais de Lourel

27 Agosto, 2018

“O edifício será vocacionado à implementação de um Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência, com uma capacidade total de 60 CLIENTES correspondendo a duas unidades orgânicas.
A organização interna do edifício foi concebida de modo a integrar uma distribuição agrupando núcleos de 6 Salas de Atividades com capacidade para 10 utentes cada. Serão previstas 2 salas no piso térreo e as restantes 4 no piso elevado.
A distribuição interna desenvolve-se toda a partir de um núcleo central aglutinador correspondente a um pátio que se pretende que seja exterior e que possa eventualmente ser exporádicamente utilizado. Este páteo integrará vegetação e articulará os percursos internos que ligam as diferentes salas e as comunicações verticais. Este vazado implantado no nucleo do edifício tem também a função integrar uma equilibrada resposta termica e de climatização passiva da edificação.
O centro dispõe de espaço exterior envolvente para usufruto e desenvolvimento de atividades ocupacionais dos utentes em comunicação directa com as salas e ginásio. No piso elevado foi considerada uma área periférica em terraço para a mesma função de utilização do espaço exterior. Refira-se que neste piso foi previsto nas zonas em altura com guarda, elementos laminados metálicos horizontais vencendo toda a altura do piso, com vista a prevenir quedas de pisos elevados, garantindo-se assim a segurança dos utentes.”