Notícias

Cerimónia de Assinatura do Contrato-Programa de Cooperação Financeira entre o Município de Sintra e a CERCITOP,CRL

2 Dezembro, 2017

Teve lugar no dia 01.08.2017

“Não tendo tido a oportunidade de usar da palavra para agradecer verbal e pessoalmente, relativamente ao apoio financeiro que a Câmara Municipal de Sintra atribuirá à CERCITOP para ampliação do Centro de Actividades Ocupacionais de Lourel – que permitirá a criação de mais 30 vagas, preciosas no apoio às pessoas com deficiência e suas famílias, num concelho que precisa à data de pelo menos duas centenas de vagas, gostaríamos de fazê-lo por escrito nesta sede, assim:

Agradecemos a todo o executivo camarário este apoio e confiança no nosso trabalho e em especial ao Sr. Presidente da Câmara Municipal – Dr. Basílio Horta e ao Sr. Vereador com o Pelouro da Solidariedade Social – Dr. Eduardo Quinta Nova, bem como à Assembleia Municipal.

Agradecemos ainda à Direção (e em particular ao Sr. Presidente) do Sporting Clube de Lourel, pois a sua parceria com a cedência dos lugares de estacionamento de parqueamento deste novo edifício, significou uma poupança em obra de centenas de milhares de euros e são uma prova de que as parcerias entre instituições são muito importantes.

Queríamos aproveitar o momento e solicitar ao executivo camarário em particular ao Sr. Presidente e ao Sr. Vereador do Pelouro da Solidariedade Social e da Saúde o apoio firme, junto do Governo, para que consigamos em conjunto trazer mais equipamentos sociais e de saúde para Sintra, pois existem ainda muitas áreas a descoberto falha que poderá ser corrigida pela aplicação de fundos comunitários para construir equipamentos, tais como:

a) Unidades de cuidados continuados,
b) Unidades saúde mental,
c) Lares e Centros de Actividades ocupacionais para pessoas com deficiência,
d) Unidades residenciais para idosos.

No entanto, existem áreas em que é possível crescer (pois existe, infelizmente, essa necessidade) através do alargamento de acordos de cooperação – os quais não dependem de ampliação ou construção de instalações, nomeadamente:

a) Intervenção Precoce – só a título de exemplo, a zona do concelho que abrangemos tem 461 crianças sinalizadas e nós apenas apoiamos 100,
b) Serviço de Apoio Domiciliário,
c) Necessidades Educativas Especiais – área que todos os anos deixa centenas de crianças sem apoio nas escolas (e isto sucede desde sempre), pela insuficiência dos apoios do Ministério da Educação.

Obrigado pelo apoio e confiança no nosso trabalho, certos de que será uma colaboração sempre renovada.”

A CERCITOP, CRL