Notícias

Ação de sensibilização “EnvelheSendo” – UCCI Algueirão

21 Fevereiro, 2019

“O Envelhecimento e a Velhice são dois conceitos diferentes que muitas vezes se confundem. O envelhecimento é um processo natural, idiossincrático, universal, gradual e irreversível de mudanças de todos os organismos causado por factores endógenos ligados à Genética e à Neurologia e factores exógenos que estão ligados aos comportamentos dos indivíduos. A velhice é uma fase da vida que “começa aos 65 anos e que se caracteriza por um declínio biológico e pelas seguintes tarefas: rever e avaliar o curso de vida, encontrar um novo equilíbrio entre si e a sociedade, desempenhar novos papéis ocupacionais e familiares e formar um ponto de vista sobre a morte”. (Lewinson, 1979; Erbolato in Freitas et al., 2007).

Estes dois fenómenos são o objecto de estudo da Gerontologia que tem como objectivo analisar “todas as modificações morfológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais consecutivas à acção do tempo no organismo, independentemente de qualquer fenómeno patológico” (Fontaine, 2000, p.15).

Devido ao crescimento acentuado da população envelhecida nas sociedades atuais e à preocupação por esta nova realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a promoção do Envelhecimento Activo que consiste num “processo de optimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”. (WHO, 2002, p.12).

No âmbito do estágio em Gerontologia Social realizado na Unidade de Cuidados Continuados do Algueirão da CERCITOP,CRL decorreu no dia 04/02/19, dinamizado pela Dra. Anabela Domingos, uma acção de sensibilização sobre Envelhecimento Activo dirigida às pessoas internadas na Unidade de modo a incentivá-las a: 1) terem hábitos de vida saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico regular adequado às suas necessidades e limitações; 2) fomentar a participação/interação social prevenindo o isolamento social; 3) estimular e exercitar a mente; 4) promover práticas de segurança em idades mais avançadas, de modo a evitar acidentes e quedas que possam condicionar a mobilidade e independência dos idosos.”